Se frustar é chato demais

Danilo Assis
2 min readMay 16, 2019

Diariamente iremos enfrentar guerras de ego, frustrações, desânimos. Porém, não podemos deixar que isso nos vença. Perto do horário de dormir estava eu fazendo algo quando de repente o gatilho da frustração foi disparado. Mas, me lembrei do próprio acordo que fiz comigo para passar por momentos assim.

Para talvez fazer com que você entenda um pouco mais sobre esse acordo, vamos voltar alguns passos.

Chegam momentos em que a vida nos passa a impressão de estarmos estagnados e que não conseguimos evoluir. E, se não tomarmos cuidado é neste momento que nossa mente começa a criar pesadelos em nós mesmos, bloqueios, etc. Diariamente me via preso neste tipo de situação. Não me sentia completo no que fazia, queria buscar mais, queria melhorar, porém não sabia como. Decidi sentar e entender o que eu poderia eliminar em relação ao que me atrapalhava, antes de buscar somar o que poderia ajudar. E por essa eliminação acabei, por um caminho mais curto, enxergando o que eu mais precisava.

Após isto, buscando o máximo comum de tudo, o que se destacou dentre todos foi a prática. Se quero ser mais focado, preciso começar a criar maneiras de trabalhar o meu foco. Se quero ser mais inteligente, preciso treinar minha inteligência. Se quero dirigir melhor, logo precisarei treinar, aprimorar.

Descendendo da ideia principal ser a prática, temos que começar a pensar então nas formas que podemos criar para aplica-la sustentavelmente. Se você tem em mente que precisa ser mais focado, você precisa então encontrar um caminho para aplicar isto. Exemplo, sempre que estou no meio de uma atividade e me bate vontade de fazer qualquer outra coisa que não seja relacionada, pego um papel e anoto: verificar se aquele filme no netflix ta disponível ainda. Assim, em um momento livre pego e zero essa lista. Coisa boba mas que funciona pra mim.

Porém, é importante frisar que tudo aqui precisa ser construído de forma que funcione para você e não para os outros. Isso é uma forma prazerosa de trabalhar o meu foco. Mas que talvez para você possa não ser.

Não pule etapas, nem dê passos maiores que as pernas, cresça evolutivamente.

Essas foram algumas das ideias que tracei e acordei comigo mesmo para trabalhar pontos em minha pessoa que eu buscava melhorar. Mas todas elas com um objetivo em comum: compartilhar e ajudar pessoas que possa estar no mesmo limbo que eu já estive. Ou seja, aplicar a regra de ouro (ouro pra mim no caso), Aprender em Público.

O foco é mais tecnológico, mas quis tentar introduzir a ideia esclarecendo esse pensamento. Se ficou claro? Não sei, vai que eu mude no futuro também.

Já deixei preparado um texto para suceder a este, so clicar no link ali pra cima. Se chegou até aqui custa nada ler, mas só se quiser também =]

--

--

Danilo Assis

Tech Lead at Woovi; twitter @daniloab_; instagram @danassis_