Como se preparar para uma entrevista

Danilo Assis
4 min readJan 25, 2023

--

Depois de perguntar para vários desenvolvedores como eles se preparam para uma entrevista, percebi vários pontos em comum nas respostas deles, e neste texto, eu vou compartihar as práticas que eu acredito serem as melhores para que você esteja bem-preparado para uma entrevista.

Preparando-se

  • Sua preparação deve iniciar antes da entrevista. A entrevista é, basicamente, uma reunião de negócios na qual você deve convencer o outro lado, a empresa, porque eles deveriam acreditar em você e no seu trabalho. Para isso, ter uma narrativa e um Pitch claros são essenciais.
  • Escreva uma carta de apresentação: Escreva sobre a sua história, suas habilidades, seu processo de aprendizagem em programação, design, liderança, etc.
  • Afie sua narrativa: Utilize recursos narrativos para transformar sua jornada pessoal em uma história interessante que seja fácil de se entender de agradável de se ouvir;
  • Utilize tópicos: Use tópicos para mostrar de forma concisa onde suas habilidades podem ser úteis para o entrevistador e a relevância delas.

Estude a Empresa

Cada empresa, por existência, tem um problema principal que ela quer resolver.

Pequise o problema que a empresa busca resolver e tente responder estas perguntas:

  • Qual a maneira que a empresa quer resolver esse problema?
  • Como a vaga que você está aplicando participa nesse processo de resolução?
  • Como suas habilidades são úteis nesse processo?

Todas essas perguntas revelam a grande pergunta que deve ser respondida:

De que maneira você é compatível com a vaga que a empresa esta buscando?

Comunicação

Boas habilidades de comunicação são indispensáveis para demonstrar claramente a sua mensagem e engajar as pessoas dentro do dialogo. Quanto mais forte sua comunicação for nesses dois aspectos, mais fácil a entrevista se torna. Não seja lacônico ou prolixo. Você deve manter um equilíbrio entre detalhes e ritmo para que o entrevistador não fique confuso ou entediado. Tente criar um bom relacionamento com o entrevistador e mantenha a conversa agradável.

Ansiedade

A coisa que mais me perguntam é: “Como eu evito a ansiedade na hora da entrevista?” Sentir-se ansioso numa entrevista é normal, e quanto mais entrevistas você faz menos ansioso você vai ficar, mas a sensação de frio na barriga nunca vai embora. Se sua ansiedade te faz cancelar entrevistas entre outras coisas do tipo, a ajuda de um psicólogo pode ser bem-vinda. Ele pode tentar te ajudar a se entender e a colocar a sua ansiedade sobre controle. A ansiedade é uma resposta física do seu organismo em antecipação à uma situação desconhecida, entender isso pode te ajudar a tomar a rédea da situação.

Vamos fazer um exercício, você se sente preparado para a entrevista mas algumas perguntas começam a invadir sua mente:

  • "Ei, eu sei ‘x’?"
  • "Será que serei contratado?"

A maneira mais simples de você se livrar desses pensamentos invasivos é tentar respondê-lo calmamente e racionalmente. A resposta da primeira pergunta pode ser simples: Como você adquire conhecimento sobre determinado assunto? Praticando, escrevendo sobre, ensinando outros, procurando pela resposta.

Não se esqueça que o meu servidor do Discord pode te ajudar a responder essas perguntas. Lá você pode pedir ajuda para outras pessoas, praticar, ensinar outros, etc. Ainda temos um canal chamado "mind" em que você pode compartilhar qualquer coisa que você quiser, se isso te fizer se sentir melhor. Se você se interessou, você pode ler esse blogpost sobre o mesmo para se inteirar mais do assunto.

Praticando

A maneira que eu mais indico se você quiser se tornar melhor em algo é praticar. Seja essa coisa programar, exercitar-se, correr, fazer drinks, não importa. Você deve praticar, você tem que aplicar o seu conhecimento no mundo real, pois essa é uma das maneiras mais eficientes de melhorar em algo. Eu escrevi sobre como aprender mais rápido com o Cone de Aprendizagem nesse link.

E o que mais?

Uma entrevista é como dar match com alguém no Tinder. Você pode se preparar o máximo que conseguir, mas no final, o entrevistador e o entrevistado devem indentificar matches um no outro.

O não também é um feedback importante. Nós temos a tendência de ver o não como algo negativo e ruim, mas se você não conseguiu o trabalho naquela oportunidade, provavelmente você não ia se sentir feliz trabalhando naquela empresa. Tente entender o que pode ter dado errado e melhorar nesses pontos, e lembre-se que no momento certo você conseguirá sua vaga.

Sigam-me no Twitter

Se gosta e quer apoiar o meu trabalho seja meu patreon

Veja mais em https://linktr.ee/daniloab

Foto de Christina

--

--

Danilo Assis

Tech Lead at Woovi; twitter @daniloab_; instagram @danassis_