Como fechar uma porta em uso no Windows

Danilo Assis
3 min readMay 7, 2019

Por várias vezes ocorria uma tarefa no meu dia-a-dia simples e que muitas vezes eu levava uns cincos minutos para lembrar os comandos para executá-la no prompt, ou então alguns minutos a mais para fazer uma rápida pesquisa no google e lembrar o processo como um todo.

Pensando que talvez mais algumas pessoas possam passar pelo mesmo estresse simples, combinando com a ideia de que conhecimento não ocupa espaço e com a também antiga vontade que possuo de escrever para a área de ti, resolvi escrever esse post curtinho que poderá ajudar várias pessoas, assim como eu e usá-lo como piloto aqui no medium.

Problema

Diariamente rodando o famosão yarn start, entre um projeto e outro uma porta ficava em uso sendo que eu nem estava mais utilizando-a. Devido a isso lá ia eu lembrar o processo que consistia em abrir o cmd, setar alguns comandos, pegar o PID do processo em questão e então finalizar o mesmo. Claro que deve haver formas mais simples de realizar o mesmo, porém no momento sigo este e nunca lembro de cabeça. Por isso abaixo vou listar como faço esse role de forma prática e rápida:

  • Vamos começar abrindo o prompt de comando executando-o como administrador do sistema.
  • Depois disso vá em frente e digite nele netstat -a -n -o
Imagem mostrando a forma como os processo aparecem listados.

Utilizado com o argumento a, o comando netstat mostra o conjunto das conexões e das portas em escuta no computador.

Utilizado com o argumento n., o comando netstat mostra os endereços e os números de porta em formato digital, sem resolução de nomes.

Utilizado com o argumento o, o comando netstat detalha o número do processo associado à conexão.

  • Após isto basta identificarmos o PID relacionado a conexão que desejamos finalizar, no meu caso é o da porta 9001, logo temos então 11348.
  • Ainda no prompt disparamos o seguinte comando taskkill /PID <pid>
  • No lugar de <pid> substituímos por 11348 ficando então taskkill /PID 11348
  • Recebemos então a seguinte informação no prompt
Imagem do prompt informando que o processo foi finalizado.

Mas a lista de processos é muito longa

Você poderá notar que ao solicitar a lista de processos em aberto, um extenso resultado da mesma será exibido. Há uma forma de melhorar esse comando filtrando os resultados da busca pelo STATE do processo. Dessa forma acaba ficando assim:

  • netstat -aon | find /i “listening”

Entretanto, é importante lembrar que se seu windows está rodando em um idioma diferente, será necessário alterar “listening” para o termo referente ao mesmo.

Fim =]

--

--

Danilo Assis

Tech Lead at Woovi; twitter @daniloab_; instagram @danassis_